Textos Para Cerimônia de Filosofia Cristã.

David Santos


Vou me casar! E agora? Você já tem todos seus contratos fechados? Sua equipe de cerimonial? Seu celebrante preferido, David Santos? Sabe qual texto será lido na cerimônia de filosofia cristã?

Para facilitar o trabalho de escolha listarei os principais textos bíblicos utilizados em uma cerimônia de casamento, pegue sua bíblia e vamos juntos ler cada um. Ressalto que esse artigo não trará na íntegra cada texto e nem é sua intenção fazer uma exegese. 



Iniciemos com os textos do Antigo Testamento ou Primeiro Testamento, são textos com uma linguagem mais "dura" em relação ao amor e sobre a missão da mulher no casamento, pois acompanham a evolução da leitura que a humanidade fez de sua experiência de Deus. Quer conhecê-los na íntegra? Encontre-os através das citações abaixo.





Gn 1,26-28.31a - Deus criou homem e mulher. 

Gn 2,18-24 - E eles serão uma só carne.

Gn 24, 48-51.58-67 - Isaac tanto amou Rebeca que foi consolado pela morte da mãe.

Tb 7, 6-14 - Que o Senhor do céu vos faça felizes, meu filho e vos conceda misericórdia e paz.

Tb 8, 4b-8 - Que cheguemos, juntos, a uma idade avançada.

Pr 31,10-13.19-20.30-31 - A mulher que teme ao Senhor, esta sim, merece louvor.

Ct 2,8-10.14-16a; 8,6-7a - O amor é forte como a morte.

Eclo 26, 1-4.16-21 - Como o sol que se levanta nas alturas, assim é o encanto da boa esposa na casa bem-ordenada.

Jr 31,31-32a.33-34a - Concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança.




Vimos alguns textos do primeiro testamento, vejamos agora algumas passagens do Segundo Testamento. Esse tem uma linguagem mais humana, pois foi escrito após a "encarnação do Verbo" e como o próprio Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-31).


Rm 8,31b-35.37-39 - Quem nos separará do amor de Cristo?

Rm 12,1-9.12-13 - Oferecei-vos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Rm 15, 1b-3a.5-7.13 - Acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo vos acolheu.

1Cor 6-13c-15a.17-20 Vosso corpo é santuário do Espírito Santo.

1Cor 12,31-13,8a - Se eu não tiver caridade (amor), não sou nada.

Ef 4, 1-6 - Há um só corpo e um só Espírito.

Ef 5, 2a.25-32 - Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja.

Fl 4,4-9 - O Deus da paz estará convosco.

Cl 3,12-17 - Sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 

Hb 13,1-4a.5-6b - O matrimônio seja honrado por todos.

1Pd 3, 1-9 - Sede todos unânimes, compassivos e fraternos.

1Jo 3,18-24 - Amemos com ações e de verdade!

1Jo 4,7-12 - Deus é amor.

Ap 19,1.5-9a - Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro!

Evangelhos.

Mt 5,1-12a - Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Mt 5,13-16 - Vós sois a Luz do mundo.

Mt 7,21.24-29 - Construiu sua casa sobre a rocha.

Mt 19,3-6 - O que Deus uniu, o homem não separe.

Mt 22, 35-40 - Esse é o  maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse.

Mc 10,6-9 - Já não são dois, mas uma só carne.

Jo 2,1-11 - Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia.

Jo 15, 9-12 - Permanecei no  meu amor.

Jo 15,12-16 - Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros.

Jo 17,20-26 Que assim eles cheguem à unidade perfeita.


Além desses textos que são utilizados tradicionalmente, você pode desejar algum outro. Converse com seu celebrante e diga a ele o que mais retrata sua história.


Comentários

Postagens mais visitadas