Ritos Culturais

David Santos


Vou me casar! E agora? Por onde começar?

São as primeiras questões que passam pela cabeça dos nubentes, dúvidas que não precedem o sonho de vida de muitas pessoas, mas que para sua realização são necessárias. 



Na seara dos casamentos um profissional fundamental é o/a Cerimonialista ou Cerimonial. Ele ou Ela te ajudará a pensar como será esse grande dia, mas  não paramos nele ou nela. 

 




Pense: Todo casamento se inicia com uma cerimônia e para realização dela precisamos de um profissional que é essencial para sua realização, o celebrante ou a celebrante, sejam eles religiosos(as) ou profissionais.

Já pensou em seu casamento sem um/uma  celebrante? Como seria?

O Celebrante te ajudará a personalizar sua cerimônia, juntos construirão os detalhes do ritual, seja um ritual tradicional ligado a alguma religião ou filosofia de vida, ou, um ritual totalmente personalizado.

Sua cerimônia pode contar com alguns ritos culturais. Vamos falar um pouco sobre alguns deles neste ¨artigo¨.

Convido que feche os olhos da razão e abra os d’alma. Imagine em sua celebração cada momento que será descrito e sinta qual reflete os elementos essenciais de sua história de amor. 

Rito das Areias Coloridas:   Areias de diferentes cores, com significados especiais, são misturadas em um recipiente maior simbolizando as vidas e as histórias que se misturam para compor a nova família que “nasce” diante das testemunhas que estão reunidas. Simbolizando que o compromisso que ambos possuem não pode, facilmente ser desfeito e que as características de ambos se fazem comuns nos seus jeitos e trejeitos.

Rito das Taças: Bebida Doce e Amarga:  Neste rito os noivos experimentam primeiro uma bebida amarga e jogam fora o restante do líquido, simbolizando as coisas ruins da vida que não experimentarão mais juntos. Depois bebem juntos o conteúdo de uma bebida doce, pode ser um suco, vinho suave ou bebida de sua preferência. Depois, com cuidado, o noivo quebra com seus pés a taça, simbolizando que a alegria que partilharam naquele momento somente os dois experimentarão.

Ritual do Vinho: Neste rito, os noivos fecham numa caixa apropriada uma garrafa de vinho especial com duas cartas de amor, juntamente com as mensagens escritas pelos convidados. A caixa será aberta na data do primeiro ano de casamento, e o vinho será bebido para comemorar. Nessa ocasião o casal pode renovar seus votos e colocar na caixa uma nova mensagem e vinho novo.


Rito da Luz:
 Bela maneira de celebrar no fim da tarde, quando o efeito visual é mais acentuado. O Celebrante entrega aos noivos duas velas com as quais acenderão uma vela maior. Esse momento representa o nascimento de uma nova família, a união dos noivos que fundem suas energias através das chamas, preservando sua individualidade e personalidade. 



Rito do Vinho Tinto e Branco: Neste rito, os noivos reservam uma taça de vinho tinto e uma de vinho branco, no momento apropriado irão misturar as duas bebidas em uma taça maior. Esse momento representa o nascimento de uma nova família, a união dos noivos que fundem suas energias através da nova bebida, do vinho novo, preservando sua individualidade e personalidade.

Rito da Rosa: No rito da rosa os noivos trocam duas rosas vermelhas. A rosa será o símbolo do amor do casal. Em casa, um lugar significativo será escolhido para colocar uma jarra onde, nos momentos importantes, uma rosa vermelha será posta para transmitir uma mensagem de amor. Uma ideia romântica para acabar, por exemplo, com alguma situação de tensão.

Rito das Alianças: No rito dos anéis, as alianças passam pelas mãos dos convidados que as aquecem, enquanto dedicam mentalmente um lindo pensamento aos noivos. As alianças, assim energizadas, chegam aos noivos para a fase conclusiva da celebração. 

Rito da Árvore: Nesse rito o casal planta uma muda de árvore que simboliza a nova família, assim como a árvore o casamento deve possuir raízes bem fundamentadas para que seja fecundo e se sustente. A muda posteriormente deve ser cultivada pelo casal. 

O handfasting: é um antigo rito celta. No momento dos votos, o Celebrante ata as mãos dos noivos com 3 fitas simbólicas, que no fim da cerimônia serão retiradas e guardadas numa caixa apropriada, para lembrar a ligação que foi criada entre os noivos no casamento.

Além desses ritos, há outros que podem ser criados junto ao celebrante de seu casamento. Para isso, basta abrir seu coração e dar asas a sua criatividade, pois o que importa é celebrar, celebrar o amor.




Comentários

Postagens mais visitadas