Você é feliz?

David Santos
Hoje me perguntaram sobre a felicidade, se sou feliz. Refletindo sobre essa pergunta lembrei-me da vida. Por coincidência quando praticava exercícios físicos, escutei uma reportagem sobre uma pesquisa britânica que dizia que a felicidade está relacionada a primeira infância.

Sinceramente, não sei se sou feliz, o que sei é que não sou triste, melhor, que não estou triste e que não estou sofrendo a maior do tempo.

Sorrio, prefiro não chorar, pois a vida me ensinou que lágrimas, a não ser que sejam loquelas, não curam feridas. É a luta e a fé que tenho no que reconheço por Deus que as curam.

Não busco a felicidade, a eudaimonia como chamavam os filósofos. A vivo, a experiencio, por isso não sei dizer se sou feliz.

A todos que me lançam a questão da felicidade deixo a "resposta" de Paulo: "Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas depois, veremos face a face. Agora meu conhecimento é limitado, mas depois, conhecerei como sou conhecido" (1Cor 13,12).

A única face hoje que me diz como sou conhecido é a face do outro, porém mesmo esse quando fala, possui somente uma imagem daquilo que seus "pré conceitos" criaram de mim, a imagem da imagem. Mesmo essa face não me revela quem sou, não é fonte de felicidade, não é parada, não é instância.

Quando contemplar a verdadeira Face e estiver diante dela com minha face, já desfacelada das falsas imagens, saberei quem sou e conhecerei se sou feliz. Agora a única coisa que posso fazer é experimentar o que vulgarmente chamamos de felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas