“A quem recebe os exercícios muito aproveita entrar neles com grande ânimo e generosidade para com seu Criador e Senhor” (EE 5).

1º Passo – Dispor-se

Determine o tempo de sua oração. Busque um lugar onde possa estar sozinho, que te ajude na oração, na concentração, um lugar razoavelmente cômodo, que não lhe cause desconforto físico e  nem te leve ao sono. Encontre a melhor posição para seu corpo. Faça silêncio... Respire e inspire lentamente até sentir-se relaxado... Coloque-se na presença de Deus... Sinta Deus... Ele está em todo lugar... Principalmente com você.
2º Passo – Preparar-se

Na presença Dele. Peça para que não seja surdo a sua palavra, que Ele te ensine a rezar... Leia com atenção o texto escolhido, com muita tranquilidade... Procure ater-se ao mais importante para você, como se estivesse lendo a carta da pessoa amada. Saboreie palavra por palavra, verbo por verbo... Sinta-se amado (a).

  3º Passo – Situar-se
 

Dialogue com amor e liberdade... Mergulhe em profundidade... Medite, reflita, relacione-se com Deus... Ele é Teu Melhor Amigo, Teu Irmão, Teu Pai, Tua Mãe é quem mais te ama, é quem deu a vida por ti. Pergunte o que Deus está querendo te dizer? ... Como pode colocar em prática o que Cristo está te dizendo... Escute-O, pacifique-se.



4º Passo -  Meditar

Bem devagar releia o texto, com atenção... Saboreando o que mais te tocou... LEMBRE que “não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma,                 mas o sentir e o saborear as coisas internamente” [EE 2]. MEDITE por que esta frase, palavra, ideia te chamou a atenção.
CONVERSE com Deus: fale... Escute... Peça... Louve... Pergunte... Silencie... Siga os sentimentos experimentados na oração.

5º Passo - Revisar

Recorde seu encontro com Deus, anote no seu Diário Espiritual o que foi mais importante na oração: sentimentos, apelos, desejos, resistências, dificuldades, entendimentos.



Comentários

Postagens mais visitadas